sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

No fim, tudo é festa...

Achei um interessantíssimo blogue, e quero parabenizá-los de antemão, pois é um ótimo material de pesquisa etimológica. Bem, na proximidade do carnaval quero aproveitar e dizer que lá vamos nós de novo: carnaval acaba com a nossa concentração (dos professores) para aulas mais tranquilas e com presença efetiva dos alunos. Tudo por causa dessa festa, dessa bagunça, pura folia, baderna de gentes, farra que nunca para, diversão sim, mas que sempre termina na esbórnia, um quiprocó danado, esculhambando o ano letivo e formando um verdadeiro pandemônio por aí.

Curioso é a gente saber a origem destas palavras. Neste blogue citado acima, pude ver a origem de todas as palavras, interessantíssimo, como a última palavra marcada, que vem do grego "pan" (todos), "daemon" (deus inferior, e que a igreja transformou em demônio) e um sufixo no português "-io" que siginifica aglomeração (cf. BECHARA, p.359). Vai dizer que a gente não vê um monte de "demônios" passeando por onde tem uma baguncinha?

Bem, vou postar os links e espero que se divirtam em ler como eu o fiz. (Agradecimentos aos blogues linkados).






P.S.: Nunca mais use indiscriminadamente o esculhambar. (risos)

Um comentário:

  1. Puxa, todo mundo só pensa mesmo no carnaval se divertir e fazer farra...Mas realmente saber o que significa essas palavras que usamos por ai, é bem interessante...gostei de saber =)
    srrsrs

    ResponderExcluir