sábado, 26 de fevereiro de 2011

Grandes Autores: Jorge Amado e os "Capitães da Areia"


Biografia do autor e comentários do livro.
Literatura: ficção???
Reais fatos e um retrato bem-feito dos garotos baianos marginalizados e rejeitados pela sociedade. Capitães da Areia faz parte de um dos 49 livros amadianos e traz um viés muito político e social, característico dos romances de 30.
Vejamos a breve biografia do autor: Nasceu numa fazenda próxima a Itabuna - BA, em 1912. Sua família mudou-se logo para Ilhéus para evitar a varíola.
Foi para o Rio de Janeiro estudar direito, cursando na Faculdade Nacional do Rio de Janeiro (a UFRJ). Este local era polo para discussões políticas e artísticas, logo passa a comunista. Torna-se jornalista, já escreve textos, publica, mas nunca deixa de estar envolvido com os comunistas. Por isso várias vezes fica exilado, como em 41 e 42, na Argentina e Uruguai.
Em 45, torna-se deputado federal pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro).
Casou-se com a escritora Zélia Gattai.
Fica exilado mais algumas vezes (Paris, 48 a 50 e Praga, 51 a 52), mas já é um autor mundialmente famoso e muito traduzido.
Em 90 sofre um baque nas finanças, e vive já na fase das sátiras de costume (Tiêta e adaptações para TV).
Em 6 de agosto de 2001, aos 88 anos, morre.
O livro: romance social urbano.
Capitães da Areia, lançado em 37, mostra o drama social vivido por grupos enormes de garotos que vivem na Bahia e são marginalizados. São garotos entre seis e 15 anos que roubam, fumam e armam golpes contra a população, e são por isso caçados pela polícia.
É subdividido em três importantes partes: Sob a Lua, num velho trapiche abandonado, Noite da grande paz, da grande paz dos teus olhos e Canção da Bahia, Canção da Liberdade. Na primeira parte destaca-se a ambientação do lugar e as condições em que os garotos vivem, além da caracterização de alguns personagens, como o protagonista Pedro Bala, o malandro Gato, o perverso Sem-Pernas, o intelectual professor e outros. Além disso, nessa parte mostra-se também alguns aliados dos meninos (como o padre e o dono do carrossel). Na segunda parte, o destaque é o aparecimento de uma menina: Dora. Inicialmente quase foi estuprada, mas após a intervenção de Bala, João de Deus e o professor, torna-se intocada. Vira "mãe", "irmã", e por fim, "noiva" de Bala. Bala muda sua atitude e apaixona-se, mas nesta parte alguns fatos alteram o destino dos personagens, que se desencontram. Na última parte, Bala vê os capitães da areia se separando, e seus amigos partindo para rumos diferentes. O destino prevê um fim deste grupo, mas será que é assim mesmo que acontece?
Não percam este livro, pois é um dos melhores da nossa Literatura.
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário