sábado, 26 de fevereiro de 2011

Leitura: Memórias de Um Sargento de Milícias


Memórias de um sargento de milícias é um romance de Manuel Antônio de Almeida. Foi publicado originalmente em folhetins no Correio Mercantil do Rio de Janeiro, entre 1852 e 1853, anonimamente. O livro foi publicado em 1854 e no lugar do autor constava "um brasileiro".
Este brasileiro, Manuel Antonio de Almeida, jornalista brilhante e de origem humilde é um dos grandes autores da Literatura, apesar de ter obra única.
Seu estilo, que incluia o uso de ironias, coloquialismo e suspense narrativo, deram ao livro uma simples e ótima narrativa, além de quebrar tabus em sua época, ao falar da classe média e baixa, deixando de falar do ambiente aristocrático.
Quanto à estrutura,a narrativa se desenrola predominantemente em 3ª pessoa, mas há também registro de 1ª pessoa. O narrador acompanha a história de longe, não participa, mas por vezes é onisciente, e conhece ou insiniua o sentimento de algum personagem, como o sentimento de Luisinha por Leonardinho, por exemplo.
Vale, além, lembrar que o romance, que hoje se enquadra no "hall" dos romances clássicos (de final feliz), foi uma quebra de padrão da época romântica, em que o pessimismo reinava, e os finais eram sempre tristes. Provavelmente isso se deve ao mercado editorial da época, que visava, através dos folhetins, recolher um público-alvo feminino e "aburguesado".
Fato é que a história do jovem Leonardo, sargento de Milícias, caiu no gosto popular da época, e ainda hoje, é muito interessante a agradável, após lidas algumas páginas de um comportamento extremamente irreverente, que mostra, de certa maneira, a malandragem de um carioca sem "ofício nem benefício".
Para mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3rias_de_um_Sargento_de_Mil%C3%ADcias

Nenhum comentário:

Postar um comentário