Pequena história sobre Nietzsche:
Friedrich Wilhelm Nietzsche ( 1844-1900 ) nasceu em Rocken, localidade próxima de Leipzig, Prússia, no dia 15 de outubro. Seu pai e seus avôs eram pastores protestantes. Nietzsche teve muito desse espírito religioso durante a infância, e cogitava continuar a linhagem. Sua mãe era piedosa e puritana. Em 1849 perdeu o pai e o irmão. Mudou-se então para Naumburg, cidade às margens do rio Saale, onde cresceu, em companhia feminina: a mãe, a irmã, duas tias e a avó. Era uma criança feliz, aluno exemplar, dócil e leal. O zelo e mimo familiar fez com que ficasse um pouco deslocado, pois não gostava dos vizinhos, que armavam arapucas para passarinhos e bagunçavam. Preferia a calma do estudo, e os coleguinhas o chamavam de pequeno pastor, rejeitando maiores relações com ele. Lia a Bíblia, para si e para os outros. Na sua autobiografia, um de seus últimos livros, Ecce Homo- como chegar a ser o que é, conta que como seus colegas duvidavam de uma história dele, deixou alguns palitos de fósforos queimarem até o fim, na palma de sua mão.
Nietzsche foi um escritor e, apesar de não ter estudado filosofia em universidades, se aventurou tão bem neste ramo que tornou-se um polêmico e conhecido filósofo. Em seu livro "Nascimento da Tragédia", de 1872, e posteriormente reeditado, fala sobre música (por influências do amigo Wagner), e sobre a vontade (Schopenhauer). Trabalhava nesta época como enfermeiro, e dois anos antes a Alemanha entrava num processo de industrialização.
Além da música e da vontade, o livro mostra muito do conhecimento da mitologia grega que o autor possuía. Mostra a dualidade dos espíritos artísticos, como reflexo da cultura do povo grego: o dionisíaco e o apolíneo.
Apolo :
http://www.infoescola.com/mitologia-grega/apolo/
Dionísio:
http://www.infoescola.com/mitologia-grega/dionisio/
http://www.infoescola.com/mitologia-grega/apolo/
Dionísio:
http://www.infoescola.com/mitologia-grega/dionisio/
Divirtam-se!
P.S.:(Alunos do 1º ano, I.E.), ler página 15 do livro de Português. (de Aubarre, Pontara e Fadel)
Nenhum comentário:
Postar um comentário