sábado, 26 de fevereiro de 2011

Gramática Descritiva

Segundo o wikipédia:
A gramática descritiva é uma gramática que se propõe a descrever as regras de como uma língua é realmente falada, a despeito do que a gramática normativa prescreve como "correto". É a gramática que norteia o trabalho dos lingüistas que pretendem descrever a língua tal como é falada.
Este ramo é justamente o opositor à gramática chamada de gramática normativa, ou gramática prescritiva, onde certas modalidades são consideradas como certas, e outras erradas, pelo estudo diacrônico. Certos modos da fala, correspondentes à gramática internalizada, ou seja, da fala, nunca serão aceitos. Como por exemplo, temos uma regra normativa que diz que nunca podemos usar pronomes retos para representar objetos, como em: "Maria viu ele chegar" (modalidade esta perfeitamente aceita pela gramática  internalizada, mas nunca pela normativa, vista a necessidade do pronome oblíquo). Então, pelo uso padrão, da gramática prescritiva, temos: "Maria o viu chegar"
Boa sorte!
Influenciada pela teoria Gerativista, essa gramática propõe uma visão diferente a da gramática normativa. Certas nomenclaturas são revisadas e utilizadas de outras formas. As estruturas profundas, superficiais, o sujeito que se torna NP (nominal phrase) e outros casos.
Segue o link para o download da gramática do Perini:
no Rapdshire, ou pelo 4shared:
Bons estudos!

Mioto

Nenhum comentário:

Postar um comentário