sábado, 6 de maio de 2017

Resumo: Dicas de Redação - Coesão

1.    Coesão referencial e sequencial:

ü  Introdução:
A coesão textual está relacionada ao encadeamento das ideias dentro de texto e às referências que fazemos. É ideal que se siga um fluxo, facilitando a leitura. Quando há a sensação de fluidez, o texto não fica cansativo; afirmamos que ele é coeso.
ü  Casos:

Era uma vez um menino e uma menina. O menino e a menina eram irmãos. O menino e amenina viviam brigando por tudo. O menino e amenina conviviam com um cãozinho. Só que o menino e amenina brigavam tanto que o menino e a menina não davam nenhuma atenção ao cãozinho.

Arthur Antunes Coimbra (1) é o maior nome da história do Flamengo. Desde a infância passada no subúrbio carioca, o jovem Zico (2) já se revelava um talento incomum para o futebol. Só havia um problema: o Galinho de Quintino (3) era um tanto franzino para um esporte que cada vez mais exigia preparo físico. A saída foi submetê-lo (4) a uma intensa bateria de exercícios que o (4) tornaram um jogador completo, corpo e mente integrados. Daí, para que ele (4) se tornasse o grande ídolo que todos conhecemos, foi apenas um passo. 
Por mais de uma década, o craque (5) colecionou títulos e alegrias para o seu (4) clube. Sua (4) única frustração, no entanto, foi nunca ter sido campeão do mundo pela seleção brasileira. Mesmo assim, as glórias conquistadas pelo campeão do mundo de 1981 (6) superaram de longe as decepções. Zico (7) ainda atuou como jogador pela Udinese, da Itália, e pelo Kashima Antlers, do Japão. Como técnico, (8) coordenou a seleção japonesa, o Fenerbahçe, da Turquia, e, atualmente, (8) comanda o CSKA de Moscou.
Voltando-nos apenas às referências feitas a Zico, no texto, podemos apontar:
(1) Uso de nome completo
(2) Apelido
(3) Epíteto, isto é, um substantivo, adjetivo ou expressão que qualifica dado nome
(4) Pronominalização
(5) Hiperônimo
(6) Dado cultural
(7) Repetição
(8) Elipse

 

ü  CAtáfora e Anáfora, dêiticos:
Reivindicamos isto: moradia, saúde e educação. Catáfora
A presidente anunciou medidas que podem acalmar os ânimos. Anáfora

“O termo ‘dêixis’ é atualmente usado em linguística para referir a função dos pronomes pessoais e demonstrativos, dos tempos e de uma variedade de formas gramaticais e léxicas que relacionam enunciados com as coordenadas espacio-temporais do ato de enunciar”, diz John Lyons ..............(pronomes demonstrativos e advérbios)




ü  coesão referencial:
Pronominalização, sejam os pronomes em questão retos, oblíquos, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos, de tratamento.
Processos de sinonímia, aí incluídos os hiperônimos, hipônimos e casos de sinonímia contextual.
Elipse, ou seja, a própria supressão da referência direta, por esta já estar óbvia no contexto.
Nominalização, ou seja, a utilização de um substantivo que retoma, semanticamente, um verbo utilizado no texto.
Repetição parcial ou integral do nome.
ü  Coesão Sequencial:
1) Relação de causalidade ou de explicação – porque, uma vez que, visto que, já que, dado que, como, pois etc. 
2) Relação de condicionalidade – se, caso, desde eu, contanto que, a menos que, sem que, salvo se, exceto se, a não ser que, em caso de etc.
3) Relação de temporalidade – quando, enquanto, mal, logo que, antes que, depois que, assim que, sempre que, até que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, à medida que, à proporção que, etc.
4) Relação de finalidade – para, para que, a fim de, a fim de que, etc.
5) Relação de alternância – ou, ou...ou, ora...ora, seja..seja, quer...quer, etc.
6) Relação de conformidade – conforme, consoante, segundo, como, de acordo com, etc.
7) Relação de adição – e, também, ainda, não só...mas também, além de, nem, nem...nem, além do mais, ademais, etc.
8) Relação de oposição – mas, porém, contudo, entretanto, no entanto / embora, se bem que, ainda que, apesar de, etc.
9) Relação de conclusão – logo, portanto, pois, por conseguinte, então, assim, etc.
10) Relação de comparação – como, feito, mais..do que, menos...do que, tanto...quanto, tal como, tal qual, etc.
ü  Exercícios:

Descrição: http://soumaisenem.com.br/sites/default/files/mafalda_coesao_sequencial.jpg
“Vou ao mercado e já volto.” (ADIÇÃO)
“Não abra a porta para ninguém mesmo que a pessoa insista.” (CONCESSÃO)
“E se for a felicidade?” (CONDIÇÃO)

(ENEM 2010)
O Flamengo começou a partida no ataque, enquanto o Botafogo procurava fazer uma forte marcação no meio campo e tentar lançamentos para Victor Simões, isolado entre os zagueiros rubro-negros.Mesmo com mais posse de bola, o time dirigido por Cuca tinha grande dificuldade de chegar à área alvinegra por causa do bloqueio montado pelo Botafogo na frente da sua área.
No entanto, na primeira chance rubro-negra, saiu o gol. Após cruzamento da direita de Ibson, a zaga alvinegra rebateu a bola de cabeça para o meio da área. Kléberson apareceu na jogada e cabeceou por cima do goleiro Renan. Ronaldo Angelim apareceu nas costas da defesa e empurrou para o fundo da rede quase que em cima da linha: Flamengo 1 a 0.
 Disponível em: http://momentodofutebol.blogspot.com (adaptado).
O texto que narra uma parte do jogo final do Campeonato Carioca de futebol, realizado em 2009, contém vários conectivos, sendo que:
a) após é conectivo de causa, já que apresenta o motivo de a zaga alvinegra ter rebatido a bola de cabeça.
b) enquanto tem um significado alternativo uma vez que conecta duas opções possíveis para serem aplicadas no jogo.
c) no entanto tem significado de tempo, porque ordena os fatos observados no jogo em ordem cronológica de ocorrência.
d) mesmo traz ideia de concessão, já que “com mais posse de bola”, ter dificuldade não é algo naturalmente esperado.
e) por causa de indica consequência, porque as tentativas de ataque do Flamengo motivaram o Botafogo a fazer um bloqueio.

Fontes: < http://soumaisenem.com.br/redacao/coesao-e-coerencia/tipos-de-coesao-sequencial-e-recorrencial-0>
<http://educacao.globo.com/portugues/assunto/usos-da-lingua/coesao-textual.html>

<http://sersibardari.com.br/wp-content/uploads/2011/08/A-fun%C3%A7%C3%A3o-dos-d%C3%AAiticos-na-organiza%C3%A7%C3%A3o-do-texto.pdf>

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