A lei protege os nomes como são registrados, independente de "erros" vigentes de ortografia e acentuação. Então não se preocupem se seus nomes estiverem dessa forma.
Há o caso de "Luíza", sob dois aspetos: com "s" ou com "z", com ou sem acento. Perceba: se quiser deixar o nome de acordo com a norma ortográfica vigorante (precisamente a de 1º de janeiro de 2009), pensaremos sempre na questão fonológica, em primeiro lugar. Luíza, com "z" tem acento, pois "i" e "u" tônicos que formam hiato com a vogal anterior, acentua-se. Pense em palavras como "ju-í-za". Mas também Luísa, com "s" deveria-se ter acento.
No masculino já não poderíamos acentuar só o Luiz, com "z", pois o "i" acompanhado com "z" não acentua.
À propósito, minha afilhada se chama Ana Luíza, um beijão para ela e que seja bem-vinda à vida!
Olá! Gostaria de saber se "Manu" tem acento no u, porque vejo muita gente escrevendo assim, mas de acordo com as regras ortográficas não teria, certo?
ResponderExcluirDami, não sou professor de português, mas entendo que não tem acento, dado que oxítonas terminadas em "u" não o levam . Mas conviria a explicação técnica, pois talvez pudesse ser usado como acento diferencial, para não confundir com a forma errônea de escrever "mano" (irmão).
ExcluirMa-nu, palavra oxítona, acentuando somente quando termina em -a, -e, -o ou terminação -em. Portanto, não acentua.
ExcluirAbraço Dami.
Obrigado ao Bartolomeu por responder.
ExcluirFoi bastante útil!
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirLuisa com "s"tem acento Ou o que tem acento é Luiza com "z"? Alguém pode me responder
ResponderExcluirCom "z", em teoria, deveria ter acento, pois se divide Lu-í-za. Assim, "í" tônico formando hiato (u-i), acentuamos. Já com "s", não deveria ter o acento, pois o fonema /z/ se escreve com a letra "s", quando posposto a um ditongo e entre vogais (Lui-sa, UI-sA), como em "Neu-sa". Assim, o "i" não é tônico, mas sim uma semivogal, portanto não acentuamos uma semivogal.
ExcluirObrigada, minha filha também se chama Luíza
ResponderExcluir